PATROCINADOR
CULTURAL


PETROBRÁS - REFINARIA ALBERTO PASQUALINE
APOIOS CULTURAIS
Fundação Cultural de canoas
Mc Donalds
Imobiliária Gallina
CANOAS  |  PORTO ALEGRE  |  IMAGENS GAUCHESCAS  |  OUTRAS OBRAS
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu
NATIVISMO - Imagens Gauchescas
NATIVISMO - Imagens Gauchescas
RETORNAR
Gineteando / Ampliação - JPG 28k GINETEANDO
Devido a sua formação o gaúcho é por si cavaleiro, mas não ginete. Ginete é aquele que monta em cavalo xucro (não domado) em pelo (sem encilha) e fica determinado tempo segurando-se apenas nas crinas (pelos do pescoço do animal).
(Ampliação - JPG 28k)

Paleteada / Ampliação - JPG 28k

PALETEADA

Consiste em 2 cavaleiros arremessarem seu cavalo contra uma rês, impedindo-a de correr, quando isto acontece um dos cavaleiros atira-se do cavalo, derruba o animal (gado) e procura imobiliza-lo maneando suas patas, muitas vezes para marcação ou castração.
(Ampliação - JPG 28k)

Carreteiro / Ampliação - JPG 22k O CARRETEIRO
Antes de existirem as modernas rodovias, que além do progresso, trouxeram outras cositas mas, a produção da zona campestre era trazida para os grandes centros em carretas. Rústico veículo, tracionado por bois, conduzido pelo carreteiro, este tipo passava vários dias com sua carga e não dispunha de uma refinada cozinha. Alimentava-se apenas de arroz com charque que tornou-se comida típica no estado.
(Ampliação - JPG 22k)

Caminho de casa/ Ampliação - JPG 21k

CAMINHO DE CASA

O gaúcho muitas vezes precisava afastar-se do seu rancho, para conduzir uma tropa, fazer uma esquila, ou auxiliar os vizinhos em algum mutirão, porém honrado seus compromissos, regressava ao lar, apanhando o caminho de casa.
(Ampliação - JPG 21k)

Cancha reta/ Ampliação - JPG 28k

CANCHA RETA

Local plano, com várias quadras de comprimento por algumas braças de largura para corridas de cavalo, onde geralmente aos domingos os homens se reunem para apostar em algum parelheiro (cavalo de corrida). Nestas disputas sendo 2 cavalos recebe o nome de Penca, com mais cavalos chama-se Califórnia. A Cancha reta é ancestral do jockey clube.
(Ampliação - JPG 28k)

Chimarreando / Ampliação - JPG 26k

CHIMARREANDO

Símbolo da hospitalidade gaúcha, o chimarrão, mate-amargo, corre de mão em mão, igualando pobre e rico, empregado e patrão. Mostrando que o gaúcho não faz distinção. Nos dias atuais é bom lembrar o grande General Farroupilha Bento Gonçalves que disse: "Muitas guerras seriam evitadas se os homens mateassem juntos a um fogo de chão".
(Ampliação - JPG 26k)

Roda de canto / Ampliação - JPG 30k

RODA DE CANTO

Num galpão de estância, não falta para passar o tempo e recordar-se dos seus uma viola e uma cordeona na qual o gaúcho canta suas alegrias e tristezas, façanhas e bravafas e até mesmo dança em desafio, surgindo aí a chula, sapateado, facões e outras.
(Ampliação - JPG 30k)

Corcoveando / Ampliação - JPG 25k

CORCOVEANDO

No processo de doma (adestramento) do cavalo, faz-se necessário que o domador monte no animal. Muitas vezes por ainda ser xucro o animal procura derrubar quem o domina fazendo movimentos bruscos denominados "Corcoveios".
(Ampliação - JPG 25k)

Gaúcho solitário/ Ampliação - JPG 28k

GAÚCHO SOLITÁRIO

Faz parte de sua formação, ser o gaúcho um individuo gaudério (sem parada) muitas vezes andejo de pago em pago, segue solitário levando apenas consigo um pala e o seu cavalo.
(Ampliação - JPG 28k)

Proseando / Ampliação - JPG 25k

PROSEANDO

Antes do advento da televisão, telefone, computador, era somente com uma prosa (conversa) que sabia-se dos acontecimentos, formava-se então verdadeira roda para ouvir os relatos de quem portava novidades.
(Ampliação - JPG 25k)

Tiro de laço/ Ampliação - JPG 27k TIRO DE LAÇO
Ato de arremessar o laço contra o animal que se pretende segurar. Existem diferentes formas de laçar: Pealo, Bolcado, Sobre-Lombo, Cucharra. Disputa-se em uma área cercada (mangueira) na qual o laçador deve percorrer em perseguição ao que vai laçar. Conseguindo laçar recebe como aprovação de um corpo de jurados o Agito de uma bandeira vermelha caso contrário a bandeira é branca.
(Ampliação - JPG 27k)