CANOAS  |  PORTO ALEGRE  |  IMAGENS GAUCHESCAS  |  OUTRAS OBRAS
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu
Clique para sub-menu


PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E PAISAGENS URBANAS


Dedico o meu trabalho adotando como temas principais à Paisagem Urbana e Prédios Históricos das cidades de Porto Alegre e Canoas - RS.
Enfatizo a relevância das artes plásticas como veículo de divulgação e conscientização da importância da preservação do Patrimônio Histórico e Artístico.
Desta forma tenho procurado resgatar um pouco de suas histórias, não apenas com pintura original (exemplar único em acrílico sobre tela) mas sim editando-as em forma de gravuras cujos custos são menores tornando as obras acessíveis a um número maior de pessoas, instituições e entidades ligadas ao Patrimônio Histórico e Artístico e a Memória Cultural dessas cidades. (vide obras: álbuns sobre Patrimônio histórico e Artístico de Porto Alegre e Canoas)


NATIVISMO - IMAGENS GAUCHESCAS

As imagens gaúchas que compõem o Universo Nativista, bem como todas as manifestações com o objetivo de cultivar as tradições gaúchas são ricas em seu conteúdo histórico e em sua fascinante plasticidade.
Através do desenho e da pintura, ou seja, em traços e cores procuro materializar cenas, movimentos e vida: Gineteadas, Tiro de laços, Doma, Cancha reta, Espectadores, Cavaleiros e Peões. Enfim situações e personagens que encarnam nossas raízes com o indisfarçável orgulho de ser Gaúcho.


OUTROS TRABALHOS

Além dos motivos que envolvem o Patrimônio Histórico, a Paisagem Urbana e o Nativismo, outras criações fazem parte de meu trabalho. Geralmente tratam-se de obras compatíveis com temas propostos, direcionados para: Pinturas murais, participações em concursos, salões de artes plásticas...
Permito-me eventualmente num trabalho e outro "alfinetar" o espectador com imagens onde a preocupação com a crítica social está acima do estético.
Portanto me auto-definiria como: Acadêmico ?.. Realista ?.. Maneirista ?.. ou...
Talvez me encaixe em algumas dessas definições, mas como um alienado social jamais !

Melhor visualizado com resolução de 800x600 © Copyright 2003, Voldinei Burkert Lucas